terça-feira, 20 de novembro de 2007

Curso de Tecnologia da Arquitetura de Terra 13, 14 e 15 de Junho de 2008

O Projeto Cedrus, Centro Educacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, promoverá em Junho de 2008, em Ibiúna, a 100 km de São Paulo, o curso de “Tecnologia da Arquitetura de Terra”.

O curso de “Tecnologia da Arquitetura de Terra” será ministrado pelos instrutores Adriana Pinatti, engenheira e mestre de materiais e Marcio Moreira, designer industrial, arquiteto e Urbanista da Verdesaine, Design Ecológico.

O curso apresentará aos participantes em 3 dias conhecimentos teóricos e práticos sobre planejamento do uso do solo, em seu processamento, e nas técnicas construtivas aplicadas na arquitetura de terra crua.

O Cedrus tem como objetivo divulgar tecnologias que favoreçam atividades humanas mais responsáveis nos aspectos social, econômico e ambiental.

A construção com terra crua é uma tecnologia mais sustentável do que a construção convencional. Isto porque usa como principal recurso o solo (terra), mineral abundante, e que é usado cru. Muito diferente dos tijolos cerâmicos, que tem como matéria-prima a argila, mineral raro, e que precisa da queima de lenha ou outro combustível, liberando gases de efeito estufa como o CO2 durante sua produção.

A arquitetura de terra crua é climaticamente confortável e duradoura, encontrando-se no Brasil casarões e igrejas de terra de 400 anos de idade e, em outras partes do mundo, construções de terra milenares.

O curso será sediado no SpaVentura que dará início a um projeto integrado, que visa um complexo hoteleiro com práticas de bioconstruções e tecnologias apropriadas no manejo de água e energia. Este projeto integrado será realizado pelo CRIS, Centro de Referência e Integração em Sustentabilidade.

Valor da inscrição: é de R$480,00, inclui o material didático, alimentação e hospedagem no SpaVentura. Mais informações e inscrições pelo site http://www.cedrusibiuna.blogspot.com/ ou pelo telefone email luciananogueirasa@yahoo.com.br

Organização e Realização:
Verdesaine e Cedrus


Parceiros: SpaVentura, Todescan e Siciliano e Centro de Referencia e Integração em Sustentabilidade (CRIS)

Instrutores:


Adriana Pinatti, engenheira de materiais e mestre em ciência de materiais

E
Marcio Moreira, designer industrial, arquiteto e urbanista



Cordenação: Luciana de Sá Nogueira e Alexandre HaberKorn - CEDRUS /Ibiuna

Nenhum comentário: