quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Mais informações

No século XXI tudo o que é moderno deve considerar a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Assim é a arquitetura de terra, vista atualmente como uma tecnologia limpa, de baixo consumo energético, de baixa emissão de gases de efeito de estufa e de baixo impacto ambiental.

A arquitetura de terra está enraizada em séculos de uso bem sucedido, mas apresenta agora o desafio de ser construída segundo padrões tecnologicamente aceitáveis.

A construção de terra crua, como qualquer outra, deve atender a uma série de requisitos técnicos, parâmetros que definem sua qualidade.

Estes parâmetros envolvem aspectos visuais, durabilidade, características dimensionais, resistência mecânica, dentre outros requisitos da qualidade.

O produto de terra crua, na construção civil, deve apresentar tanta qualidade quanto os materiais de construção convencionais.

Soma-se a isso o fato de que os produtos de terra crua são fabricados no próprio local da obra.

Para obtermos um produto de terra crua com qualidade, precisamos conhecer as matérias-primas e realizar um adequado processamento delas. Além disto, é conveniente que a arquitetura seja planejada para aumentar a durabilidade dos elementos de terra crua.

O solo é extremamente rico em componentes e muito variável. Podemos dizer que chega a ser impossível encontrarmos um solo igual a outro. A combinação dos componentes presentes no solo geram propriedades físicas e químicas que influenciam nos requisitos técnicos do produto final.

Portanto, o construtor de edificações de terra crua deve ser capaz de conhecer as propriedades dos solos disponíveis, e saber realizar as combinações e processamentos de forma a obter uma construção de qualidade.
O curso “Tecnologia da Arquitetura de Terra” apresentará em 3 dias conhecimentos teóricos e práticos, instrumentando o participante no planejamento do uso do solo, em seu processamento, e nas técnicas construtivas aplicadas na arquitetura de terra crua.

Um comentário:

Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável disse...

Oi Alexandre e Luciana,

Primeiramente gostaríamos deparabenizá-los pela iniciativa e pelo esforço reproduzido no espaço construído com tanto carinho e dedicação.
Ficamos muito interessados em participar do evento que ocorrerá em fevereiro de 2008. Gostaríamos desaber mais detalhes. Se possível,gostaríamos de solicitar um número de telefone para conversarmos pessoalmente. No entanto, deixamos nosso contato aqui (19) 3544-9045. Muito obrigada.
Raquel Venturato e Oscar Landmann